terça-feira, 23 de agosto de 2011

  FONTE :Henrique de Sousa Filho, mais conhecido como Henfil (Ribeirão das Neves, 5 de fevereiro de 1944Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 1988), foi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro



Agro-combustível pode aumentar o desflorestamento e a fome no mundo

       Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um informe mostrando os riscos que o aumento na produção de agro-combustíveis pode causar ao mundo. O aumento da fome é o principal problema segundo o documento.
      Para produzir o agro-combustível é necessária a expansão do monocultivo - produção de uma só cultura em grande escala - e, com isso, as terras utilizadas para a produção de alimentos diminuiriam. O agro-combustível é produzido a partir de produtos agrícolas, como a cana de açúcar, a soja, e outros que são fontes renováveis, e não se esgotam no meio-ambiente como o petróleo.
     O informe também alerta que se esse projeto não for bem implementado nos países mais populosos como a China, os riscos serão ainda maiores. Outra preocupação é com o desflorestamento. O aumento do monocultivo pode trazer consigo grandes áreas desflorestadas para, então, fazer com que as fronteiras agrícolas avancem, isso poderia ocorrer principalmente no sudeste da Ásia. Nesse tema, no entanto, o informe não faz críticas ao Brasil.
      Em março deste ano, o Brasil assinou um acordo com os Estados Unidos para a produção de etanol. Segundo alguns ambientalistas, isso gera o aumento do trabalho escravo no país. No mês passado, a polícia libertou 68 trabalhadores de uma usina de produção de etanol no município de Itaruma em Goiás, no centro-oeste brasileiro. Todos eles viviam em condições de escravidão.

Fonte: Radio Agencia
Link permanente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário